FLUL Alumni pelo Mundo - Forlì, Itália

Aproveitámos a última viagem do FLUL Alumni pelo Mundo e permanecemos em Itália! Foi lá que fomos ao encontro da alumna Susana Alves, que vive e trabalha em Forlì. A FLUL deu-lhe a oportunidade de estagiar no estrangeiro e é lá que trabalha desde 2014. Três anos de uma vida preenchida que nos dá agora a conhecer!

old 1130742 1920fd

Susana Alves | Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro | Ano: 2012

“O meu nome é Susana Alves e fiz o Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro na FLUL, que terminei em 2012.

Durante 25 anos da minha vida, vivi em Lisboa e segui um percurso académico que me levava a uma carreira universitária da qual era convicta. Em 2012 completei o Mestrado na FLUL e estava muito satisfeita com o que tinha alcançado.1 susana

Mas foi uma oportunidade "última hora" que mudou a minha vida: descobri um programa de estágios que a FLUL oferecia, o "Leonardo da Vinci", e que dava a possibilidade de ter uma bolsa para passar alguns meses num país europeu a fazer um estágio na minha área de estudos. E foi em Barcelona, a cidade da minha vida, que passei em 2013 os melhores seis meses de sempre, num estágio numa Fundação de Arquitectura.

Ainda regressei a Portugal no Verão de 2013, mas o impulso de conhecer mais deste novo mundo levou-me a descobrir outros programas, novos financiamentos e oportunidades para jovens.

No ano seguinte cheguei a Itália através do programa de Serviço Voluntário Europeu e por cá fiquei!

Desde 2014 que vivo em Forlì. Depois de algumas experiências decidi que o meu objectivo de vida seria ajudar outras pessoas e proporcionar-lhes oportunidades únicas como eu tive, que me mudaram a vida e me fizeram crescer.

Tive a sorte de conhecer a Cooperativa Social Kara Bobowski, onde trabalho há mais de um ano. É uma instituição que há 20 anos dá oportunidades de mobilidade a jovens.

2 susanaNa Cooperativa faço parte da equipa de coordenadores de projectos europeus, gerindo projectos de voluntariado europeu e de estágio, principalmente no acolhimento de jovens estrangeiros em Itália. Participo, ainda, na organização de eventos para a comunidade e de actividades para jovens.

A FLUL contribuiu de vários modos: o meu conhecimento e experiência no sector cultural e turístico ajuda-me na coordenação de um novo projecto sobre Turismo Acessível no qual estou inserida, as experiências de mobilidade no estrangeiro deram-me o conhecimento das línguas (português, inglês, francês, espanhol e italiano), sem esquecer o conhecimento das questões europeias, de mobilidade e a mente aberta a novas culturas e oportunidades.

Mesmo se aparentemente trabalho numa área diferente daquela para a qual estudei, sinto-me realizada e a FLUL contribuiu muito para chegar onde estou. Obrigada Europa pelas portas abertas! Obrigada FLUL pela chave que me permitiu abrir a primeira de tantas!"

Fotografia: Susana Alves / Direitos Reservados

Se é Antigo Aluno da FLUL e gostava de dar a conhecer a sua experiência profissional lá fora, envie um email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.