“Quase que assumimos que o Caso Camarate foi uma vingança”

Ricardo Raimundo, alumnus dos cursos de Licenciatura e Mestrado em História da FLUL, não tem dúvidas que a morte de Francisco Sá Carneiro aconteceu por vingança. Camarate é, no entanto, apenas um dos mais de 40 episódios contados no livro Grandes Vinganças da História de Portugal.

Continuar...

Alumna Isabel Valadão revisita em livro a Macau da II Guerra Mundial

A década de 40 em Macau serve de pano de fundo do novo romance da alumna Isabel Valadão, que junta na mesma história a II Guerra Mundial com a realidade das “noivas chinesas de portugueses”.

Continuar...

“Este livro tenta colocar o dedo na discriminação de género”

No novo livro do alumnus Nuno Gomes Garcia embarcamos rumo a uma distopia. Francine e Jean protagonizam o romance O Homem Domesticado, edição Casa das Letras, no qual a bioengenharia e a discriminação de género assumem um lugar destacado.

Continuar...

"No Bar de Letras íamos todos salvar o mundo. Foi a nossa verdadeira universidade nesse tempo."

Por ocasião do lançamento do novo livro de Alice Vieira – Só Duas Coisas que, entre tantas, me afligiram –, o FLUL Alumni falou com a alumna da FLUL sobre o acto de escrever e pensar, o lugar do jornalismo e o papel da Faculdade de Letras na sua vida.

Continuar...

"No Estado Novo, o turismo já era um desígnio da Nação"

Olhar para o Estado Novo a partir da perspectiva do turismo, é o que propõe o livro "A Bem da Nação - As Representações Turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940", da alumna Cândida Cadavez, que acaba de chegar às livrarias.

Continuar...

Os objectos que contam a História de Portugal

Como redescobrir a História de Portugal de uma forma diferente? O livro História de Portugal em 40 Objectos, do alumnus da FLUL Sérgio Luís de Carvalho, dá a resposta. Da mais conhecida história d’Os Lusíadas à Caneca da Cervejaria Germânia, são muitos os objectos que contam a História e fazem parte dela. 

Continuar...