"Com este romance pretendi medir a espessura da nossa memória histórica"

O homem comum é o grande protagonista do romance de estreia do alumnus Rodrigo Ramos, que escolheu o tema das Invasões Francesas para escrever Terra de Sangue.   

Continuar...

“É estranho que Goethe nunca tenha merecido uma monografia em Portugal”

João Barrento, professor e antigo aluno do curso de Filologia Germânica da FLUL, dedica a Goethe um estudo aprofundado da sua obra e vida em Goethe – O Eterno Amador.   

Continuar...

"Quase sempre a memória colectiva é a memória construída pelo vencedor"

A história estava por contar e o antigo aluno da FLUL Ribeiro Cardoso dá-lhe voz no livro O 25 de Novembro e os Media Estatizados: como e porque foram afastados mais de 150 trabalhadores da comunicação social estatizada de Lisboa em 1975.    

Continuar...

"Chorei ao ver a homenagem dos Metallica ao meu irmão"

Com nova edição acabada de publicar, Não sou o Único é a biografia de Zé Pedro dos Xutos e Pontapés escrita pela sua irmã, a antiga aluna da FLUL Helena Reis.    

Continuar...

"Talvez seja mais um livro de personagens e não tanto de acção"

Porque "precisava de uma mudança", a alumna Carla M. Soares procura no último livro que publicou, Limões na Madrugada, distanciar-se da vertente histórica que seguiu nos livros anteriores.    

Continuar...

"O processo de justiça aplicado aos pides foi singular e pioneiro. Mas não uma farsa."

Com a alumna Irene Flunser Pimentel olhámos, a partir do seu mais recente livro O Caso da Pide/DGS, para a forma como foram julgados os principais agentes da Ditadura portuguesa.   

Continuar...