"Foi inesperado e chocante ver em jornais do século XIX anúncios de compra e venda de escravos em Portugal"

Quem eram os escravos em Portugal nos séculos XV a XIX? Como era o dia a dia destes homens, mulheres e crianças? O que faziam e onde trabalhavam? Perguntas que levaram o alumnus Arlindo Manuel Caldeira, professor e investigador que se licenciou em História na FLUL, a passar dois anos na Torre do Tombo em busca de respostas.

Continuar...

“Existia entre mim e o Zeca Afonso uma verdadeira fraternidade que me marcou para a vida.”

São páginas sobre alguém que partiu, mas que o livro agora publicado quer ajudar a perpetuar. Zeca Afonso – O que faz falta: Uma memória plural, da autoria de José Jorge Letria, traça um perfil a várias mãos. O autor, alumnus do curso de História da FLUL e actual Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, escreve em modo biográfico o percurso do cantautor, e outras 22 personalidades complementam a informação em testemunho.

Continuar...

“Só descobri o processo de Francisca Coronel na véspera de me vir embora dos Arquivos Secretos do Vaticano”

“Perseguição” e “sobrevivência” são duas das palavras-chave para compreender aquela que é a personagem central do livro “Entre a Fogueira e a Nobreza” (editora Guerra e Paz): a família do Correio-Mor. Uma família bem portuguesa, mas que levou a autora e alumna da FLUL Isabel Braga Abecassis a cruzar fronteiras durante a investigação.

Continuar...

Alumnus João Couvaneiro está entre os 50 melhores professores do mundo

João Couvaneiro, formado em História na FLUL, integra o lote de 50 finalistas do prémio "Varkey Foundation Global Teacher Prize".

Continuar...

"A peça 'Encontrar o Sol' é sobre as relações amorosas, sobre a vida e sobre a morte"

A alumna Cucha Carvalheiro, que se formou em Filosofia na FLUL na década de 70, faz parte do elenco da peça "Encontrar o Sol", que esteve em cena no Teatro da Trindade e este fim de semana chega ao Theatro Circo de Braga.

Continuar...

“Ainda há muito por desvendar e reinterpretar sobre o Império Português”

Tema fulcral na História de Portugal, o Império Português serve de base ao novo livro do alumnus da FLUL João Paulo Oliveira e Costa, intitulado Construtores do Império, e escrito em co-autoria com Vítor Luís Gaspar Rodrigues, investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Continuar...