“Muitos disseram que a PIDE foi o tempo mais feliz das suas vidas”

Para mostrar quem foram e como actuaram as principais figuras da Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), a historiadora e antiga aluna da FLUL Irene Flunser Pimentel mergulhou a fundo na vida dOs Cincos Pilares da PIDE.

Continuar...

"A sociedade portuguesa é aparentemente libertária, mas no fundo conservadora e hipócrita"

Numa edição revista e coligida, Deana Barroqueiro publicou recentemente Contos Eróticos do Velho Testamento.

Continuar...

"Os portugueses são dos europeus mais preocupados com a sua História"

As traições e a bastardia na monarquia portuguesa estão em destaque no novo livro das alumnae Ana Cristina Pereira e Joana Pinheiro de Almeida.

Continuar...

"Júlio Fogaça foi vítima de uma denúncia"

Numa biografia inédita, o alumnus Adelino Cunha revela aquela que foi a vida e o percurso de uma das figuras mais relevantes do PCP: Júlio de Melo Fogaça.

Continuar...

"Fora de Lisboa contam-se pelos dedos de uma mão os locais pró-nazis lusos"

Num percurso pela Lisboa Nazi, o alumnus Sérgio Luís de Carvalho traça os perfis dos portugueses germanófilos simpatizantes da Alemanha nazi e os locais da capital portuguesa onde se faziam notar.

Continuar...

"Escrevo a pensar que tenho o poder de fazer o milagre de salvar, de mudar"

Estuário, o novo livro de Lídia Jorge, é um mergulho no "passado próximo". Em entrevista ao FLUL Alumni, Lídia Jorge, que se licenciou em Filologia Românica pela FLUL, fala sobre o gosto pelo presente e como o seu envolvimento com o contemporâneo é importante no acto de escrita.

Continuar...