"No Estado Novo, o turismo já era um desígnio da Nação"

Olhar para o Estado Novo a partir da perspectiva do turismo, é o que propõe o livro "A Bem da Nação - As Representações Turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940", da alumna Cândida Cadavez, que acaba de chegar às livrarias.

Continuar...

“Lost in Translation”: Como não estar perdido na área da Tradução

Com o objectivo de dar a conhecer o trabalho de um tradutor, assim como apresentar a situação actual no mercado de trabalho na área de tradução, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), recebeu ontem dois antigos alunos como oradores convidados no encontro “Lost in Translation”.

Continuar...

Os objectos que contam a História de Portugal

Como redescobrir a História de Portugal de uma forma diferente? O livro História de Portugal em 40 Objectos, do alumnus da FLUL Sérgio Luís de Carvalho, dá a resposta. Da mais conhecida história d’Os Lusíadas à Caneca da Cervejaria Germânia, são muitos os objectos que contam a História e fazem parte dela. 

Continuar...

Conversas com Alumni: como foi

O primeiro encontro “Conversas com Alumni” decorreu ontem, dia 10 de Maio, e foram muitos os alunos, alumni e professores que não quiseram faltar, não só para ouvirem o testemunho dos dois alumni convidados, mas também para questionarem sobre as tendências actuais do mercado de trabalho.

Continuar...

A Amália que ainda está por conhecer

Diz que a maioria dos portugueses "não se aperceberam da sua importância". Chama-lhe "génio indefinível". Fernando Dacosta, jornalista e alumnus da FLUL formado em Filologia Românica, fala de Amália Rodrigues.

Continuar...

"Peregrinação é o traçado de uma vida, da minha vida"

Peregrinação pode significar muito, dizer pouco, ou até não mostrar nada… Leonor Xavier procurou, por isso, 70 pessoas, e pediu-lhes que falassem sobre o tema. A poucos dias da comemoração do Centenário das Aparições de Fátima, o resultado está no livro agora publicado pela Oficina do Livro: Peregrinação.

Continuar...