Maria Isabel Braga Abecassis

 
isabel nova"Iniciei o curso de História na FLUL no ano de 1976. Estive pouco mais de um ano com aulas diurnas, passando depois para o ensino noturno, pois comecei entretanto a trabalhar. Recordo-me que no final das aulas descia a Alameda Universitária, noite escura, pois não havia ainda a estação de metro, Cidade Universitária e os autocarros que passavam na alameda não serviam o meu destino. Ia tomar o metro à estação de Entre Campos para chegar à Praça da Figueira, onde apanhava o autocarro para casa. Na época havia apenas um bar na cave do edifício da faculdade (ainda hoje existe), que tinha ao lado, no corredor, umas mesas de jogos.
Recordo-me dos professores que tive. Refiro alguns, entre outros: professor Jorge Custódio em Introdução à História Metodologia e Crítica, professor Zaluar em  Economia Política e professor Vítor Vladimiro em Introdução Histórico Estrutural à Cultura portuguesa. 

Recordo-me particularmente de um trabalho sobre a cultura e tradição do povo cigano, que fizemos em grupo e de como nos divertimos a fazer esse trabalho, visitando famílias ciganas nas suas casas (onde fomos muitíssimo bem recebidos com canções e comidas tradicionais). Visitámos  também famílias ciganas nos seus locais de trabalho (algumas feiras). Hoje em dia, olhando para trás, tenho saudades desse tempo."  

 

Licenciatura em História | Ano de conclusão: 1981

Leia a entrevista com a alumna sobre o lançamento do seu livro Entre a Fogueira e a Nobreza
 

Deixe o seu testemunho

Venha partilhar connosco as suas experiências enquanto aluno da Faculdade de Letras. Envie-nos um e-mail com a sua mensagem ou fotografias. Obrigado pela sua participação!

Enviar testemunho »