José Afonso Furtado

furtado jose afonso

"O meu nome é José Afonso Taveira Sanches Furtado e entrei para o curso de Filosofia em 1970/71 e deveria ter acabado em 1975, mas não acabei porque os efeitos do 25 de Abril nas Faculdades foram, ao princípio, bastante caóticos.

Acho que, apesar de tudo, a minha geração teve sorte em frequentar a Faculdade naquela altura, porque ficou com uma visão para trás e para a frente do regime político. Colocaram os "gorilas" aqui na Faculdade…e ficaram até ao 25 de Abril ali; eles chamavam-se vigilantes e serviam para manter o bom ambiente dentro da escola. Eram assim tipo "armários" e, a certa altura, enganavam-se e batiam em professores também. Lembro-me do David Mourão-Ferreira, que levou um murro e andou dois lances de escada pelo ar e ainda de uma situação em que o bar da FLUL ficou destruído.

Havia para todos os cursos uma cadeira que era obrigatória, que era Histórias da Cultura e foi aí que conheci os professores com mais qualidade, já com a carreira feita. Eram aulas que se davam no Anfiteatro I. No meu tempo conhecíamos não só os alunos dos outros cursos, como conhecíamos os professores mais novos, que eram uma geração logo a seguir a nós e que estavam a começar a dar aulas nessa altura e tinham uma experiência fora daqui. Havia uma circulação de interesses entre alunos e professores que tornava tudo isto possível. Eu tinha algum agrado pelas aulas de Cultura, pois davam-me uma visão alargada das coisas e permitiam conhecer alguns problemas da História. Recordo-me ainda dos almoços na cantina velha com os colegas e de alguns professores, entre os quais Manuel Gusmão.

Entre 1987 e 1991 fui o primeiro Director do Instituto de Bibliotecas. Entrei para a Fundação Calouste Gulbenkian, onde estive 20 anos como Director da Biblioteca de Arte da e reformei-me há dois anos, porque já tinha trabalhado 40 anos e já estava farto de ser "mandado". Entre 1994 e 2002 dei aulas aqui, num anexo ao pé do Horto do Campo Grande, onde havia um curso de especialização em Edição. Também dei aulas no curso de pós-graduação em Ciências Documentais."

Consulte a biografia de José Afonso Furtado

Deixe o seu testemunho

Venha partilhar connosco as suas experiências enquanto aluno da Faculdade de Letras. Envie-nos um e-mail com a sua mensagem ou fotografias. Obrigado pela sua participação!

Enviar testemunho »