Lisete Aura Fernandes Nunes

lisete nunes 23

“Tenho uma enorme ligação afectiva com a Faculdade de Letras de Lisboa, uma vez que iniciei a minha prestação de serviços na Biblioteca da FLUL em 1977, onde estive até à minha recente aposentação. Quando me foi possível, retomei os estudos numa fase mais tardia da vida, com a finalidade de uma valorização pessoal e profissional.

Sempre senti um grande interesse pelas Ciências Sociais e Humanas, e pelo funcionamento dos espaços e das sociedades. Devido ao facto de profissionalmente ter exercido funções em Bibliotecas Universitárias, fui tomando contacto com as matérias associadas à Licenciatura de Estudos Europeus, e aí foi decisório e fundamental para a minha escolha e o meu sucesso.

Porquê Estudos Europeus? Fundamentalmente os aspectos culturais, a diversidade linguística e ambiental da Europa, bem como compreender a herança do património europeu, a sua História, a Filosofia e a Geografia.

O facto de ser uma licenciatura inter-departamental, proporcionou-me o contacto com os vários docentes que de outra forma não seria possível, e facultou-me a possibilidade de estudar um leque mais alargado de matérias e unidades curriculares que muito me agradou e complementou.

Através das Unidades Curriculares opcionais, tive a grata oportunidade de aprofundar a minha língua materna - o Inglês - e de retomar as competências comunicacionais da língua francesa, que muito me satisfez, tendo concluído quatro semestres de cada UC.

Como vivemos numa Sociedade da Informação e do Conhecimento, sem dúvida que o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação (2º ciclo), variante de Biblioteconomia, foi decisivo para complementar a minha formação profissional. Concluí a pós-graduação, só não apresentei a tese, mas a ideia ainda não está excluída dos meus objectivos futuros...

Devo afirmar que foi muito enriquecedora a experiência vivida como aluna da Faculdade de Letras de Lisboa, e que o contacto com os meus Docentes foi muito marcante, pois além do aspecto académico muito profissional e eficaz, o lado pessoal e afectivo contribuiu para uma amizade profunda que ainda hoje perdura.”

Licenciatura em Estudos Europeus e Mestrado em Ciências da Documentação e Informação - Variante de Biblioteconomia

Ano de conclusão: 2009

Deixe o seu testemunho

Venha partilhar connosco as suas experiências enquanto aluno da Faculdade de Letras. Envie-nos um e-mail com a sua mensagem ou fotografias. Obrigado pela sua participação!

Enviar testemunho »