Célia Madeira

celia madeira1

“O meu nome é Célia Madeira, e tirei o meu curso na FLUL entre 2001 e 2007, em LLC, variante em Estudos Ingleses (o antigo LLM). Actualmente sou formadora de Inglês, e já trabalhei com todas as idades. Desde crianças da pré-primária, a alunos do 1ª ciclo, a dar AECs, a adolescentes com quem estive a fazer preparação para exames Cambridge. A última experiência foi no ensino de adultos, com duas turmas maravilhosas que me ensinaram mais do que aquilo que eu alguma vez lhes poderia ensinar.  

O meu percurso na FLUL foi longo, atribulado, e cheio de momentos bons, mas também com alguns menos bons. Lembro-me a sensação que senti quando cheguei à Faculdade nos primeiros dias, em que não conhecia ninguém. No fim da Faculdade lembro-me também da sensação de vazio e de medo de perder todas aquelas pessoas (alunos e professores) que considerava grandes amigos.

Nas primeiras semanas de aulas, lembro-me de uma professora dizer a uma turma inteira de "caloiros" que tudo o que tínhamos aprendido durante o secundário, era para esquecer, porque estava tudo errado. Aprendi muito na faculdade, mas nesse dia aprendi como não motivar os meus alunos.

Tive os melhores de professores do Mundo, Não posso deixar de mencionar John Eliot, a pessoa com quem eu mais aprendi Inglês na minha vida, o meu maior exemplo; Adelaide Meira Serras, uma das pessoas mais interessantes que conheci, com um conhecimento imenso, mas sempre disponível para falar com uma rapariga um tanto ao quanto preguiçosa, mas desejosa de conhecimento; e Angélica Varandas, um dos melhores seres humanos que conheci, com uma sensibilidade enorme.

A nível pessoal, não posso deixar de referir o meu companheiro, Nuno Ferraz, que conheci e com quem comecei a namorar pelos corredores da FLUL, e principalmente no jardim do PN.

A memória não pode ser curta e para mim não o é certamente. Esta iniciativa é de louvar, mas deve ser apenas um primeiro passo para complementar a história desta que é a minha mas também a nossa Faculdade de Letras. E p'ra Letras não vai nada, nada, nada? TUDO!”

Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Variante em Estudos Ingleses

Ano de conclusão: 2007

Deixe o seu testemunho

Venha partilhar connosco as suas experiências enquanto aluno da Faculdade de Letras. Envie-nos um e-mail com a sua mensagem ou fotografias. Obrigado pela sua participação!

Enviar testemunho »