Testemunhos

Em destaque:

"  Estava no primeiro ano do curso de Filologia Germânica quando assisti, no dia 1º de Maio de 1973, às agressões de que foram vítimas alguns alunos por estarem a assinalar a data e o seu significado. Essas agressões e a subsequente invasão das instalações da Faculdade pela polícia de choque, geraram um movimento de repúdio que uniu alunos e professores numa greve que culminou na expulsão dos vigilantes da Faculdade de Letras. No ano seguinte dar-se-ia o 25 de Abril. Viveram-se tempos de grande ebulição, académica e política. Cometeram-se alguns excessos, é certo, mas foi uma época extraordinária e extremamente enriquecedora para uma geração de jovens que tiveram a oportunidade de participar activamente nas mudanças que se seguiram. No que me diz respeito, foram anos de grande amadurecimento e crescimento pessoal.   "

Ana Maria Alvarez Lino Gameiro | Licenciatura em Filologia Germânica1977

Maria Rafaela Guimarães de Carvalho Moreira

"Fantástico! Excelentes professores, uma experiência académica extraordinária, em vários sentidos. Uma boa memória a preservar, sempre!

Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro | Ano de conclusão: 2016

Helena Maria de Albuquerque e Castro Amaro dos Santos Reis de Figueiredo

"Entrei para esta casa em 1972, com 16 anos, para fazer o curso de Filologia Germânica, um curso de cinco anos em que as cadeiras nucleares eram Inglês e Alemão (Línguas, Literaturas e Linguísticas). Com o 25 de Abril em 1974, o curso foi reestruturado e eu escolhi a vertente inglesa, tendo concluído a Licenciatura em Estudos Anglo-Americanos. Sempre me interessei por outras áreas e, como tinha tempo, frequentava algumas cadeiras de outros cursos. Os professores que mais me marcaram foram Lindley Cintra, o então assistente Prado Coelho, David Morão Ferreira, José Gabriel Pereira Bastos e Teresa Almeida Alves. Os anos de 1974 e seguintes foram muito agitados, vibrantes, em permanente ebulição, tudo constantemente em mudança, tudo novo e tudo a acontecer. No 1º de maio de 1973 houve grandes confrontos na Cidade Universitária: os estudantes arrancavam as pedras da calçada em frente à escadaria da entrada e usavam-nas contra a polícia… Quando era preciso fugir, escondíamo-nos na estação de metro de Entre Campos. A cantina ainda ficava no edifício da actual Reitoria e o CopCon chegou a disparar armas lá dentro. Cá em baixo havia uma série de livrarias que nos deixavam passar lá horas a ler."

Licenciatura em Estudos Anglo-americanos | Ano de conclusão: 1977

João Carlos Salvador Duarte

"Mais que uma excelente experiência, foi uma nova vivência num novo contexto educacional. Ao reiniciar a minha vida académica na Faculdade de Letras foi inevitável que os saberes e as competências nela adquiridas, assim como a vivência com colegas e professores, tenham contribuido para o enriquecimento da minha vida pessoal e profissional."

Licenciatura em História | Ano de conclusão: 2015

Ana Maria Alvarez Lino Gameiro

"Estava no primeiro ano do curso de Filologia Germânica quando assisti, no dia 1º de Maio de 1973, às agressões de que foram vítimas alguns alunos por estarem a assinalar a data e o seu significado. Essas agressões e a subsequente invasão das instalações da Faculdade pela polícia de choque, geraram um movimento de repúdio que uniu alunos e professores numa greve que culminou na expulsão dos vigilantes da Faculdade de Letras. No ano seguinte dar-se-ia o 25 de Abril. Viveram-se tempos de grande ebulição, académica e política. Cometeram-se alguns excessos, é certo, mas foi uma época extraordinária e extremamente enriquecedora para uma geração de jovens que tiveram a oportunidade de participar activamente nas mudanças que se seguiram. No que me diz respeito, foram anos de grande amadurecimento e crescimento pessoal."

Licenciatura em Filologia Germânica | Ano de conclusão: 1977

Paula Sofia Barrau Lourenço

"Apesar de achar que o curso podia ter sido mais adequado à via ensino, tenho muitas memórias da FLUL e ainda conservo bons amigos desse tempo!"

Licenciaturas em Língua e Literaturas Modernas | Ano de conclusão: 2001

Deixe o seu testemunho

Venha partilhar connosco as suas experiências enquanto aluno da Faculdade de Letras. Envie-nos um e-mail com a sua mensagem ou fotografias. Obrigado pela sua participação!

Enviar testemunho »