Projecto Memórias Vivas

memorias vivasFachada lateral da Faculdade de Letras

Memórias Vivas é um projecto que se insere no âmbito dos Alumni de várias instituições universitárias com o objectivo de manter os laços e a comunicação actualizada entre os alunos de várias gerações. Promover essa comunicação constitui um passo assinalável na construção dum sentido de pertença identitária à sua instituição, neste caso à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a partilha dessa identidade não só traz sentido à vida de cada um, seja em termos profissionais ou pessoais, como assegura o reconhecimento dum património de conhecimento e interesses e, até, de condutas em que todos de algum modo se revêem.

Assim, o Alumni – Memórias Vivas procura, simultaneamente, documentar nomes e obra dos seus antigos alunos que contribuíram para a sociedade sua contemporânea e vindouras e forjar laços de identidade e solidariedade entre eles e os actuais alunos, dando um sentido de comunidade à partilha de um período determinante das suas vidas.

Não seria possível, contudo, esquecer o passado rico em mudanças políticas, sociais, económicas e, portanto, culturais que a nossa Faculdade de Letras viveu desde que passou a residir na Alameda Universitária. A História universitária cruza-se e amiúde se justapõe à História nacional, pelo que este será também um espaço em que se recordam factos e momentos marcantes da realidade portuguesa. Cada década, desde 1950 até ao presente será progressivamente construída com o contributo de todos, de modo a constituir um documento ilustrativo da relevância da Faculdade no nosso tempo e espaço.

 

decada50 decada60 decada70 decada80 decada90 decada00