Maria Lobo Gonçalves

Investigadora, Professora e Autora na Área da Linguística lobo goncalves

Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves nasceu a 29 de Setembro de 1968 e é investigadora, professora e autora na área da linguística. Obteve a sua licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ano de 1990.

Posteriormente, em 1995, na mesma instituição concluiu o mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva (Psicolinguística), com a tese Para uma Redefinição do Parâmetro do Sujeito Nulo. No ano de 2003 realiza o seu doutoramento, defendendo a tese Aspectos da Sintaxe das Orações Subordinadas Adverbiais do Português, desta feita na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

As actividades associadas à sua carreira têm-se repartido pela área de investigação e desenvolvimento de projectos, a par da leccionação na sua área de especialidade. De 1990 a 1992 foi Bolseira de Especialização no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. De 1992 a 1995 foi Assistente estagiária na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e de 1995 a 2003 foi Assistente na mesma instituição.

A partir daí, Maria Lobo Gonçalves tornou-se professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Publicou artigos em revistas especializadas e trabalhos em actas de eventos, participou na elaboração e foi autora de livros da especialidade, possuindo também itens de produção técnica. Ao longo das suas actividades profissionais tem promovido o trabalho em equipa, interagindo com múltiplos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.