Maria Teresa Maia Gonzalez

maia gonzalezEscritora

Nascida a 17 de Junho de 1958 em Coimbra, Maria Teresa Maia Gonzalez foi aluna da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde, durante os anos 70, conclui a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, tirando a Variante de Estudos Franceses e Ingleses. De 1982 a 1997, exerceu funções como docente de Língua Portuguesa, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa, mantendo um contacto directo com o público infanto-juvenil, o público-alvo da maioria do seu trabalho literário. Durante o período de docência, escreveu, em co-autoria com Maria do Rosário Pedreira, o primeiro livro da célebre colecção O Clube das Chaves, designado O Clube das Chaves entra em acção, obra vencedora do Prémio Verbo-Semanário, em 1989. A mesma colecção continua activa até ao ano 2000. Em 2005, esta colecção literária é adaptada ao formato televisivo, resultado numa série emitida pela TVI.

Do seu trabalho publicado a solo, A Lua de Joana (1994) tornou-se, indubitavelmente, na grande referência a esta autora tendo, actualmente, vinte e seis edições. A mesma obra foi também adaptada ao Teatro pela companhia teatral Artyaplausos em 2007, 2008 e 2009, estando em cena durante seis meses, numa digressão que passou por várias regiões de Portugal continental e pelos Açores sendo que, no 15º aniversário da 1ª publicação, a editora BABEL fez uma edição especial, de capa dura, para apresentar a obra num lançamento na Biblioteca Nacional, em Fevereiro de 2010. Em 1996, publica a obra O Guarda da Praia, livro bastante bem recebido pela comunidade de professores e alunos. No mesmo ano, é ainda publicado o primeiro livro da sua colecção Profissão: Adolescente, levada a cabo até ao ano de 2004, que conta com vinte e seis volumes. É também autora da colecção O Espírito da Quinta composta por sete volumes publicados entre 2009 e 2012, da colecção A Minha Família e Eu, composta por onze volumes publicados entre 2008 e 2009, e da colecção Amigos Naturais, composta por seis volumes publicados entre 2014 e 2015, para além de ter elaborado o volume Quero dizer-Te: Obrigado! (2015) para a colecção Cuidar & Curar.

Para além das colecções que elaborou, ou em que colaborou, Maria Teresa Maia Gonzalez é também autora de uma vasta lista bibliográfica de obras avulsas, onde se destacam as já referidas obras Lua de Joana e O Guarda da Praia, mas onde também podemos destacar outros exemplares como Gaspar & Mariana (1991), A Fonte dos Segredos (1993), ambos seleccionados para o concurso nacional «OLIMPÍADAS DA LEITURA», Voa comigo! e Cartas da Beatriz (2011), ambos traduzidos para o búlgaro, a par de outras obras traduzidas para línguas estrangeiras. O volume A Avó e Eu, da colecção A Minha Família e Eu, foi publicado em Itália em 2011, sendo toda essa colecção recomendada pela Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde a década de 90 que é uma presença assídua em bibliotecas e espaços culturais e de divulgação literária, onde as suas obras são usadas com objectivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino.