Mensagem do Director da FLUL aos Alumni

"A Faculdade de Letras é a Escola de Artes e Humanidades da maior e mais bem classificada universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa. Foi fundada em 1911, na sequência da implantação da República, dando continuidade ao então Curso Superior de Letras, fundado em 1859, pelo rei D. Pedro V. Na sua matriz bebe os ideais do liberalismo: do progresso, da liberdade, do conhecimento científico, dos valores universais da humanidade.

Hoje é uma grande escola, com um número imenso de licenciaturas, que enchem todos os anos, consistentemente, a 100%, bem como de mestrados e doutoramentos, alicerçados nos nossos dez centros de investigação. O papel há mais de 80 anos no ensino da língua e cultura portuguesas a cidadãos estrangeiros é insubstituível, e os projectos comuns com embaixadas e entidades governamentais de países de todo o mundo fazem-nos a casa de todas as línguas e todas as culturas.

Ao longo da sua história, foi a alma mater de gerações e gerações de muitos dos mais brilhantes intelectuais que Portugal produziu. São sem conta os alunos e professores que vieram a desempenhar os mais altos cargos do país e que se destacaram na sociedade e na cultura portuguesa nos mais diversos campos de actividade.

Neste momento de grande pujança da Faculdade de Letras, importa não esquecer a nossa herança. Pelo contrário, é vital acarinhá-la e dar-lhe o lugar que lhe compete. O espaço para o fazer é os Alumni da FLUL. Por isso, vos proponho seguir o nosso projecto e a dele fazer parte. Convido-vos, caros Antigos Alunos, a pertencer aos Alumni da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa."

Paulo Farmhouse Alberto | Director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)